13/3/2018

5 Dicas para voc aprender a rezar



H muitas formas de se fazer orao. Se formos olhar toda a longa e rica tradio crist, com certeza encontraremos muitas variantes na forma como os fiis se dirigiam a Deus. No sculo XX, com o Conclio Vaticano II, se fez muito forte um movimento de volta s origens, de olhar novamente para os textos mais antigos do cristianismo (que agora estavam mais disponveis devido tecnologia e o trabalho de muitas pessoas). Isso possibilitou uma renovao em continuidade de muitos aspectos da vida crist.

Dentre esses aspectos, est a Liturgia da Santa Missa. Sendo a Missa a orao perfeita, gostaria de propor basicamente um esquema, muito simples, de orao que se baseie nela:

1 PASSO: Colocar-se em presena de Deus

No incio da missa, nos colocamos na presena de Deus fazendo o sinal caracterstico dos cristos: o sinal da cruz. Esse mesmo sinal no apenas o incio da orao, mas j ele mesmo uma orao. No fundo, o que buscamos justamente essa comunho com Ele, que j est presente at mesmo antes de iniciarmos a orao.

Somos ns que nos colocamos na presena de Deus, ou melhor, que nos fazemos conscientes de que Ele j est presente, nos esperando, nos chamando para uma comunho mais ntima.

2 PASSO: Pedir perdo pelos pecados e nos lanar misericrdia de Deus

fundamental que na presena de Deus reconheamos que no estamos em p de igualdade. No falamos de igual para igual. Somos criaturas na presena do criador. E, alm disso, somos criaturas que muitas vezes no tm sido muito fiis ao que somos. Achamo-nos Deus em cada pecado que cometemos. Ou pelo menos tentamos nos colocar no lugar dele todas as vezes que insistimos em levar a nossa vida sem Ele. Mas esse reconhecer-nos criaturas pecadoras no nos abate porque nosso Deus Pai de misericrdia. Ento, apenados por nossas faltas, podemos sempre nos colocar novamente em seus braos amorosos. Isso acontece no ato penitencial da Missa.

3 PASSO: Escutar a Palavra de Deus

Evidentemente que em toda Missa se escuta a Palavra de Deus. Momento para estar atentos, acolher e meditar, como Maria, essa Palavra Viva. Se estamos fazendo uma orao pessoal, podemos escolher uma passagem que ilumine o momento em que estamos na nossa vida.

Se queremos discernir sobre uma deciso importante, busquemos passagens nas quais Jesus faz escolhas importantes (Por exemplo: A escolha dos doze apstolos), e assim por diante. Vale a pena tambm ter em mos algum comentrio da passagem, que nos ajude a entender melhor o que est acontecendo e diminuir o perigo de um subjetivismo exagerado. Deus fala com cada um de ns, mas escolheu a Igreja para ser transmissora fiel de sua Palavra. Livros que sejam reconhecidamente bons pela Igreja com certeza nos auxiliariam muito nessa parte da orao.

4 PASSO: Comunho com Deus

Na celebrao Eucarstica, se estamos preparados, logo depois de meditar a Palavra de Deus, passamos mesa da comunho. Na orao pessoal, podemos fazer uma comunho espiritual. Unimo-nos em esprito a Deus que acabou de nos dizer alguma coisa. Entregamos-lhe o que Ele mesmo nos disse, podemos agradecer esse momento de orao, podemos conversar livremente, trazendo outras questes que suscitem no esprito o que foi meditado. uma relao Pessoal mesmo que cada um precisa ir criando com o Senhor. Talvez seja o momento mais ntimo, o momento no qual algo nos chama mais ateno ou que algo se clarifica de forma nova. Gaste o tempo que quiser saboreando essa experincia com Deus.

5 PASSO: A misso

O encontro com Jesus transforma. Na Bblia podemos encontrar vrios exemplos. A Samaritana no poo, a mulher adltera, o cego de nascena, o cobrador de impostos Zaqueu, qualquer um dos apstolos. Todos eles saem do encontro com Jesus diferentes. Quando termina a missa, ou quando estamos no final da nossa orao pessoal, como se estivssemos descendo do monte onde Jesus se transfigurou para ns. Voltamos para o mundo l embaixo, mas voltamos novos, transformados. Desejosos de seguir aquilo que escutamos de Deus, plasmamos na nossa vida cotidiana essa conformao que vamos ganhando com Jesus.







CONCLUSO: difcil enquadrar qualquer relao em um esquema. No se faz uma amizade seguindo uma lista de coisas. Cada relao pessoal nica, cada orao , portanto, nica. Mas sempre podemos deixar-nos ajudar por outras pessoas que tm um caminho mais avanado que o nosso. A Igreja est no mundo para isso. Nela encontramos um caminho mais seguro para chegar at Deus.

Fonte: Portal A12